Sobre

Este site é dedicado à Não-Dualidade e aos ensinamentos contemporâneos do ‘Caminho Direto’  (ou ‘Caminho de Auto-Inquirição’ – vichara marga).

Não-dualidade é um tema universal encontrado nos ramos esotéricos de todas as tradições religiosas, assim formando a própria base da filosofia perene. Ela sugere que a verdadeira natureza de toda Existência é caracterizada pela singularidade, unicidade ou não-dualidade, e, que este ‘Todo-Um’, de fato, é a nossa própria essência; O que nos somos de verdade. Enquanto diluída e degenerada nas doutrinas religiosas principais, a mensagem não-dualista continua a ser o ensinamento central em tradições como Advaita, Taoísmo, Zen e Budismo Dzogchen.

Como a sua essência real não é acessível através de conceitos mentais, a abordagem não-dual pode ser apenas sugerida através de ‘ponteiros verbais’, analogias e metáforas. O objetivo de tal ‘apontando’ é o reconhecimento intuitivo da nossa natureza verdadeira, enquanto expõe os mecanismos de auto-limitação, que aparentemente impedem este reconhecimento. A ênfase aqui é o entendimento direto, em vez de mera compreensão intelectual dos ‘ponteiros’ oferecidos.

A abordagem do ‘Caminho Direto’ não promove nenhuma crença, doutrina ou tradição e pratica especifica, mas propõe uma investigação direta baseado nas evidencias da própria experiência e percepção da atualidade do momento presente. Esta investigação expõe a natureza efêmera dos conceitos e crenças que acumulamos e guardamos sobre a natureza da Vida e do Ser. O único pré-requisito para esta inquirição é uma mente realmente aberta, e um interesse inabalável para ver ‘as coisas como são’ – sem o filtro dos conceitos aprendidos e o condicionamento acumulado. Este ‘Ver direto’ é a própria liberação, despertar ou moksha.